Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Principais Artistas da Lituânia



Pintor:


[tt_035-1.jpg]Raimondas Rickevicius é um pintor Lituano, nascido em Ingalterra 1949. Este teve uma vida excessivamente interssante, viajou por vários paises e tornou-se um dois artistas mais importantes. Podem dizer que Raimondas, ja viveu um bocado por todo o lado. Foi cedo para Canadá onde onde estudou e inicou a sua carreira de pintor. Viveu ainda nos Estados Unidos, na Austrália e Caraíbas.
  Curiosamente Raimondas, passou parte da sua vida nos Açores, onde montou o seu Atelier. Mais tarde, em 2002 volta as suas raízes, e instala-se definitivamente na Lituânia.



Escultor:

Chaïm Jacob Lipchitz, más conhecido como Jacques Lipchitz nasceu no dia 22 de Agosto de 1891 em Lituânia e morreu no dia 16 de Maio de 1973, em Capri Itália.
Jacques foi influenciado pelo seu pai, para estudar engennharia, mais tarde apoiado pela sua mãe, mudou para Paris (1909) para ir estudar na École des Beaux- Arts e da Académie Julian.
Alguma das suas obras, foram:
  • Cabeza
  • Danzante
  • Rapto da Europa 
  • etc...







Escritor:

Kazy Bizauskas diminutivo de Kazimeiras Bizauskas, nasceu em 1893 e desapareceu no verão em 1941, foi um diplomata e escritor Lituano.
Bizaukas surgiu primeiro como um escritor enquanto estudava na escola secundária em Kaunas, publicou um periódico (Jornal, gazeta) escrito a mão, Atetitis (O futuro) Estudou ainda direito na Universidade de Mascou 1913-1915.
Em 1920 Bizauskas foi nomeado para a Assembleia Constituinte como o representante do partido democrata Cristão.
Podemos aprontar que Kazys ocupou vários postos diplomáticos durante os anos de 1920 e 1930, servindo como o embaixador da Lituânia.





Actor:
Franciskus Vladislovas Cepukaiti mais conhecido por Francisco Dantas um grande actor Lituano, nascido no dia 18 de Setembro de 1911 e morreu no dia 29 de Agosto de 2000 no Rio de Janeiro.
Francisco com mais de 50 filmes e numerosas novelas em seu currículo, foi para o Brasil em 1926 onde inicou a sua carreira teatral na Companhia de Teatro Zaira Médice. Este Actor participou em várias peças teatrais entre as quais citamos My Fairy Lady, Um violinista no telhado, etc..   




Arquitecto:
Antanas Obcarskas é um dos artistas lituanos mais famosos da sua geração, membro do conhecido grupo Angis. Organizou cerca de vinte exposições individuais, participou em várias exposições colectivas e projectos (criados por o mesmo) na Lituânia e no exterior. Apenas uma parte da criação do artista e da sua diversidade estilística é apresentada na exposição "Painting". Ainda assim, é claro que os lugares criativos de A. Obcarskas, que parecem incompatíveis à primeira vista, estão relacionados com princípios permanentes de expressão e atitude.
Pinturas de cavalete que reflectem o desenvolvimento das ideias e formas de expressão do artista ao longo dos últimos três anos são apresentados na exposição. Pode-se afirmar que é mais uma variação da tradicional ‘lively painting’ Lituana - pintura expressiva. Mesmo que muitas das obras expostas apresentem inspiração na natureza, na sua mudança e humor, o artista joga quase sempre com vistas abstractas e generalizadas.



Musica Lituana

 
Graciela Jakavicius Isabel , mais conhecida como Márcia  Bell é uma figura de mídia dos tablóides espanhois. Apesar dos nomes estranhos e parece decididamente nórdicos Marcia Bell nasceu na Argentina em 15 de Abril de 1952 . Ela é descendente de lituanos e vem de origem nobre, como é a neta do escritor e conde lituano  Liudvikas Jakavicius e filha de um pianista Luidas Jakavicius . Seus pais emigraram para a Argentina após a ocupação soviética do país do Báltico e viveu no exílio até a Lituânia reconquistou a sua independência. Em 1978 o artista foi naturalizado como um cidadão espanhol.

1 comentário: